Flutter: Como usar o Haptic Feedback

Marcelo Pecin
2 min readJul 24, 2020
Photo by Karl Pawlowicz on Unsplash

Olá meus querido, tudo bem? Hoje vamos ver como utilizar o Haptic Feedback no Flutter, de uma maneira fácil e prática que nos poupará tempo sempre que precisarmos utilizá-lo.

O que é o Haptic Feedback

Sem muitas explicações, o Haptic Feedback, é a resposta do nosso celular ao toque recebido. A resposta pode ser sonora, em vibrações ou sensações. O Haptic Feedback muitas vezes nem é percebido quando o usamos no nosso dia-a-dia, pois já está tão integrado, que só percebemos quando não possui alguma resposta em nossa interação.

O Haptic Feedback, trabalha com intensidades de vibração para responder ao toque do usuário. Utilizando o SystemChannels do Flutter conseguimos criar uma classe que nos auxiliará sempre que necessitarmos de uma resposta em nosso Aplicativo.

Util: Haptic Feedback

Criaremos um arquivo haptic.dart em nossa aplicação, eu geralmente coloco em uma pasta chamada utils para que possa utilizar e encontrar facilmente meus helpers de código. Você pode criar em sua estrutura padrão onde preferir.

Utilizamos o SystemChannel que faz a comunicação com o nativo em Flutter, para criar as funções de respostas do Haptic Feedback. Assim, podemos utilizar em qualquer projeto, sem dependermos de packages externos.

Criamos nossas funções em static para que não seja necessário inicialização de nossa classe quando precisarmos, assim ficando ainda mais prático e fácil.

Utilizando o Haptic Feedback

Para a utilização, irei usar um projeto que possuo de exemplo e está disponível no Github.

Nele é o contador simples do Flutter onde adicionado a resposta do Haptic Feedback ao incrementar o contador.

No código acima, o que devemos notar são as linhas 3 e 36, que é onde utilizamos nosso util recém criado.

Linha 3: Nesta linha possuímos um import comum do nosso util criado a pouco.

Linha 36: Fazemos a chamada do nosso util, informando qual a intensidade da nossa resposta ao usuário.

Bom pessoal, agora possuímos resposta ao clicar em algo na nossa Aplicação, podemos realizar em qualquer lugar nossas chamadas do HapticFeedback, e assim, possuímos um aplicativo mais inteligente e com resposta ao usuário.

Espero que tenham gostado do meu primeiro artigo, estarei buscando sempre melhorar nos próximos artigos, para sempre deixar claro e útil para vocês.

Deixo aqui também o repositório do Flutter Raw, que é um projeto onde busco criar o que precisamos geralmente na utilização de uma aplicação sem necessitar de packages externos, podendo sempre repassar de um projeto a outro tranquilamente.

Obrigado meus queridos, e até a próxima.

--

--